#100 Plantas e Pessoas: o poder da Etnobotânica

Alô, alô! Muitas vezes, na botânica, estudamos várias listas de nomes e grupos, distribuição, modo de reprodução das plantas etc. Mas pouco é falado sobre seus usos tradicionais, seus significados culturais para comunidades e seus usos para a conservação.


Como a etnobotânica estuda a relação plantas, pessoas e culturas? Como os povos tradicionais produzem seus próprios conhecimentos sobre a vegetação? Quais saberes tradicionais estão invisibilizados? O que tudo isso tem a ver com conservação, ecologia e ciência?

Nesse episódio, Lucas Andrade conversa com Renata Sirimarco, bióloga especialista em etnobotânica, sobre como as plantas se relacionam com as pessoas e com as culturas.

Novo podcast pela conservação da toninha!
Ouça aqui.

Toninhas: a extinção do golfinho invisível

O podcast Toninhas: a extinção do golfinho invisível conta a história de Bárbara, uma jornalista investigativa de uma grande redação de São Paulo.

A trama se desenrola a partir do aparecimento de 33 toninhas mortas numa praia em Ubatuba. Ao longo de 7 episódios, Barbara, inicialmente sem ligação alguma com causas ambientais, vai se envolvendo e acaba embarcando nos desafios que cercam a toninha, o golfinho mais ameaçado – e desconhecido – do Brasil.

É ela que, em meio à reflexão sobre a própria vida, com humor e agilidade, conduz o ouvinte ao universo das toninhas: quem são, onde vivem, o que as ameaça. Ao final de cada episódio, um pesquisador é entrevistado, trazendo elementos de realidade ao universo da ficção.

A atriz Camila Márdila, de Que horas ela volta, dá voz a Barbara e o roteiro é assinado por Luna Grimberg, da série “Coisa Mais Linda”, da Netflix.

Colabore com nosso projeto!

Disco de Ouro (recomendações):


Contatos:

  • Email: contato@alociencia.com.br 
  • Whatsapp/Telegram: (11) 94887-0901

Redes Sociais:

Referências:

  1. VÍDEOS, LIVROS E ETC.
    • Nei Lopes (Bantos, malês e entidade negra 1988)
  2. ARTIGOS CIENTÍFICOS:
    1. CONHECIMENTO E MANEJO TRADICIONAIS; CIÊNCIA E BIODIVERSIDADE” (DIEGUES, 2000)
    2. Etnobotânica: um instrumento para valorização e identificação de potenciais de proteção do conhecimento tradicional” (BOSCOLO, 2014)
    3. Etnobotânica do Candomblé; uma estratégia para conservação de remanescente de mata atlântica em Salvador e Região Metropolitana” (Sueli Santos Conceição, 2006)
    4. Sociedades e comunidades sustentáveis” (DIEGUES, Antonio 2003)
    5. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI” (GROSFOGUEL, Ramón).
    1.  

Ouça também: