#094 A educação era melhor na ditadura?

Alô, alô! A democracia no Brasil ainda é recente! Você já deve ter ouvido falar isso em algum lugar. E, de fato, ela é! A história do Brasil é marcada por um período obscuro iniciado na década de 60. O Brasil de Juscelino Kubitschek até então acabava de cumprir grande parte da sua meta de se industrializar no chamado desenvolvimento econômico de “50 anos em 5”. Porém, esse período termina com uma articulação empresarial e militar: o golpe civil-militar, que começou em 31 de março e se concluiu no dia 1 de abril de 1964. Uma mudança política radical que fez com que militares permanecessem no poder por 21 anos. Fato inédito na história do Brasil. Por duas décadas, o Brasil foi governado com mão de ferro, terminando só em 1985.

A ditadura militar deixou uma herança custosa em diversos setores, inclusive na educação. Como era a educação na ditadura? Era melhor? Mais rigorosa? O que era estudado? Quem tinha acesso? Como era o sistema escolar naquela época? Investiram mais na educação? Quantas pessoas saíram do analfabetismo? Será que nossa estrutura escolar atualmente é melhor por causa da ditadura?

Nesse episódio,  Lucas Andrade, Bia Benetti e Marx conversam com Marcos Napolitano, professor do departamento de História da USP, sobre a educação na ditadura. Ouça e descubra!

Colabore com nosso projeto!

Disco de Ouro (recomendações):

Contatos:

  • Email: contato@alociencia.com.br 
  • Whatsapp/Telegram: (11) 94887-0901

Redes Sociais:

Referências:

  • ARTIGOS CIENTÍFICOS:
    • O legado cultural do regime militar (Dermeval Saviani, 2008)

Ouça também: