#006 Vegetarianismo

Reproduzir
Alô, alô! Nessa semana discutiremos um pouco sobre os diferentes tipos de dietas vegetarianas e quais os principais motivos que levam alguém a tornar-se vegetariano (SPOILER: não é somente pela empatia e pelos direitos dos animais).  Bota mais água nesse feijão e venha conferir com a gente!
Neste episódio ArnoniCaramelo e Marx  recebem Lucas Andrade e a nutricionista Flávia Tonolli para quebrar alguns mitos, dar algumas dicas para quem quer reduzir o consumo de carne.
Comentários, críticas, sugestões? Email: contato@alociencia.com.br

facebook.com/alociencia  |  twitter.com/alociencia  |  instagram.com/alociencia

Não esqueça de também enviar seu áudio para participar do nosso programa: Whatsapp/Telegram: (11) 94887-0901

 

Quer contribuir com nosso projeto?

Patreon : https://www.patreon.com/alociencia

Apoia-se: https://apoia.se/alociencia

 

Referências deste programa e materiais úteis:

    1. Guia alimentar de dietas vegetariana – Sociedade Vegetariana Brasileira
    2. Estudos científicos
    3. Podcasts
      1. Ouvindo abobrinhas
      2. Montreal na Real – Quando a carne não é fraca
    4. Filmes e Documentários
      1. Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (EUA, 2014)
      2. Blackfish (EUA, 2013)
      3. A carne é fraca (Brasil, 2005)
      4. Terráqueos (EUA, 2005)
    5.  Notícias
      1. Má distribuição de alimentos
      2. Desmatamento no Brasil causado pela pecuária
      3. ONU recomenda mudança na dieta mundial
      4. Pecuária libera grande quantidade de gases do efeito estufa

 

Dicas:

Arnoni: Panelaço com João Gordo

Caramelo:  Receita de Berinjela à parmegiana: 2 berinjelas grandes, farinha de trigo, ovo, farinha de rosca, molho de tomate e queijo. Limpe as berinjelas, corte-a em fatias e deixe um pouco de molho na água com sal. Após isso empane os pedaços passando no ovo, farinha de trigo, na farinha de rosca e frite. Separe os fritos, empilhe-os numa assadeira em camadas alternando com molho de tomate e queijo. Lev50e ao forno de 40 a 60 minutos.

Marx: Jessica Jones

Lucas Andrade: Mr. Robot e @lukeraandrade

 

Agradecimentos

Lucas Andrade (@lukeraandrade) e Caramelo (@marceloksato) pela arte, Flávia Tonolli pela participação, Comissão Ambiental da Biologia USP pelas referências e Audiovisual do IB-USP pelo apoio técnico.

  • Marzo

    Bem legal, abordagem bem ampla tocando quando todos aspectos mais importantes. No entanto como vegano percebi ainda alguma falta de informação e a manutenção de alguns espantalhos. Faltou a presença de um vegano ético para esclarecer melhor o conceito de senciência e as variantes que existem na questão de direitos animais. E não, definitivamente não é mais caro ser vegano, pelo contrário. No mais espero que o maior número de ouvintes deste podcast pensem a respeito e principalmente ajam de acordo, informação+simpatia+não prática=zero. 😉

    • alociencia

      Olá Marzo, como dissemos no episódio cada tópico poderia render um episódio inteiro por si. De fato, seria melhor ter um vegano falando sobre esses conceitos e sobre a filosofia vegana, mas nosso foco era mais a dieta vegetariana. Talvez um dia possamos fazer um com ênfase maior em veganismo e abrir um maior espaço para que veganos possam falar sobre sua vida. Obrigado pela mensagem e espero que mais pessoas pensem a respeito deste assunto!

  • Wesley Teófilo

    Meus caros, tomei conhecimento do podcast de vocês pelo Dragões de Garagem. Sou professor universitário da área de engenharia (civil, produção e mecânica) em Belo Horizonte, e gosto de ver quando jovens se propõem a fazer divulgação científica com qualidade como ouvi neste episódio. Digo isso pois, apesar do viés pró-vegetarianismo, apresentaram todos os pontos a favor contra. Ciência é isso, fazer uma leitura imparcial, mostrando os fatos, mesmo que estes não coadunem com a nossa posição. Já indiquei aos meus alunos o podcast, principalmente esse episódio para que eles vejam justamente que pontos a favor e contra podem coexistir.
    Parabéns e continuem o ótimo trabalho.

    PS: Adoro churrasco !!! rsrsrsrsr

    • alociencia

      Olá Wesley, ficamos muito felizes que esteja gostando do podcast e que tenha indicado ele aos seus alunos! Nosso objetivo é que nossos episódios possam ser utilizados também dentro de sala de aula. Obrigado pela divulgação! 😉

  • David Marques

    O único embasamento para o sistema de abate de animais veio do documentário terráqueos?
    Ter como única base um documentário que tem por intuito transmitir uma ideia negativa do abate de animais é como querer aprender sobre sexo, vendo única e exclusivamente filmes pornográficos.
    Outra observação é quanto à localização das fábricas (faber castel por exemplo, que fica em São Paulo), que não estão concentradas na zona franca de Manaus.
    E perdoem-me, quando os biólogos desconheceram a fisiologia de um ruminante, abandonei o podcast.
    Recomendo que haja mais base teórica de fontes diversas para melhorar o podcast.

    • alociencia

      Olá, David. Foram usados mais documentos e informações como base teórica para o episódio e alguns deles estão disponíveis no próprio post do epi. Entendemos que seja um tema complexo e que a duração dos episódios não permitem tempo suficiente para aprofundarmos em todos os aspectos que gostaríamos. Obrigado pela recomendação, estamos sempre buscando melhorar nosso conteúdo e trazer mais diversidade para o podcast! 🙂